São Galdino - 18/04

Sao Galdino

Juntamente, com Santo Ambrósio e São Carlos Borromeu, São Galdino ocupa na sede milanesa, um lugar de grande relevo.

Primeiramente, foi Chanceler e arcediago da diocese, no período mais crucial da luta entre as comunidades do norte da Itália e o imperador Frederico Barbarroxa.

Galdino, junto com seu bispo Oberto de Pirovano, teve de se subtrair à vingança de Barbarroxa, que arrasou a cidade de Milão.

E, uma vez que o papa Alexandre III tinha-se alinhado com as comunidades em luta, da mesma forma, o imperador germânico lhe contrapôs sucessivamente três antipapas: Vítor IV, Pascoal III e Calisto III.

Em 1165, o papa Alexandre convocou Galdino a Roma e o nomeou cardeal; depois da morte de Oberto de Pirovano, ele o nomeou arcebispo de Milão, que pela primeira vez na sua história teve um bispo cardeal.

O novo arcebispo pôde voltar a Milão em 5 de setembro de 1167.

De acordo com as diretrizes do papa, concedeu pleno apoio à liga lombarda, que se havia constituído com o juramento de Pontida, e, assim, favoreceu a fundação da cidade de Alexandria, assim chamada em honra do papa.

A nova cidade, porém, tornou-se imediatamente centro de resistência a Barbarroxa.

Em Milão, Galdino depôs os bispos lombardos que tinham aderido ao antipapa e, acima de tudo, se empenhou na reconstrução material e espiritual da cidade.

Com olhar particular aos pobres

Institui o que seria chamado por eles de “o pão de são Galdino”, uma espécie de cozinha móvel para saciar a fome dos indigentes.

Criou também, uma associação de mútuo socorro para tirar da prisão, por exemplo, os que tinham sido encarcerados por dívida.

Além da caridade para com os pobres, a são Galdino deve ser atribuído o mérito de ter lutado pela integridade da doutrina cristã contra as nascentes heresias cátaras.

Por fim, morreu depois de haver terminado seu discurso no púlpito, como conta seu biógrafo, o monge milanês Hilarião, testemunha ocular do fato:

“Subiu ao púlpito e pronunciou um belíssimo discurso contra os cátaros e seus sequazes.

Depois que tinha terminado de falar na presença de muitas pessoas do clero e do povo, rendeu o espírito ao Senhor”.
São Galdino, rogai por nós!

Retirado do livro: ‘Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente’, Paulinas Editora.
Fonte: Portal Paulinas
https://comeceodiafeliz.com.br/santo/sao-galdino

Clique aqui e veja a Oração à São Galdino

Deixe um comentário