São Daniel e companheiros - 13/10

São Daniel e companheiros

Hoje celebramos a memória de São Daniel e seus companheiros, sete missionários que dedicaram incansavelmente todos os seus esforços à evangelização do Norte da África.

Infelizmente, embora tenham agido com coragem e fé, enfrentaram um destino cruel: o martírio brutal.

De fato, os frades franciscanos contribuíram significativamente para a Igreja, oferecendo-lhe grandes santos ao longo da história.

Por exemplo, em 1227 — ou seja, apenas um ano após a morte de São Francisco — sete membros da ordem, vindos diretamente da Itália e liderados por Daniel, desembarcaram na Espanha.

Assim que chegaram, eles expressaram ao superior geral, Irmão Elias, o firme desejo de evangelizar os muçulmanos na cidade de Marrocos.

Embora soubessem dos riscos, os frades decidiram seguir adiante.

Afinal, evangelizar naquela região representava um ato verdadeiramente corajoso, sobretudo porque as autoridades marroquinas já haviam proibido qualquer forma de propaganda da fé cristã.

Mesmo assim, os missionários não hesitaram. Pelo contrário, caminharam pelas estradas e ruas da cidade, proclamando Cristo em latim e italiano.

Além disso, contestaram com palavras duras a religião de Maomé, o que provocou forte reação das autoridades locais.

Como consequência, os governantes ordenaram a captura imediata dos frades.

Logo em seguida, os soldados os conduziram à presença do Sultão, que os classificou como loucos e, por isso, determinou que permanecessem presos.

Passados sete dias, o Sultão convocou novamente os franciscanos e tentou, de todas as maneiras possíveis, convencê-los a renegar a fé cristã.

No entanto, os missionários mantiveram-se firmes e inabaláveis em sua crença.

Diante disso, o Sultão decidiu condená-los à morte. Assim, no dia 10 de outubro, ele ordenou que os sete franciscanos fossem decapitados em praça pública.

Além disso, os soldados destroçaram seus corpos, numa tentativa de apagar qualquer vestígio de sua missão.

Apesar da violência, alguns comerciantes cristãos conseguiram recolher os corpos dos mártires.

Posteriormente, eles transportaram os restos mortais para a Espanha, garantindo que a memória desses santos permanecesse viva e honrada.
São Daniel e companheiros, rogai por nós!

Fonte: A12 Santuário Nacional
http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/13/10

Clique aqui e veja a oração à São Daniel e companheiros

Deixe um comentário