Santa Lídia - 03/08

Santa Lídia, primícia do cristianismo da Europa

Natural de Tiatira, cidade da Ásia, era pagã, mas, no entanto, era “temente a Deus”.

Em outras palavras, prosélita da religião hebraica em Filipos na Macedônia.

Mesmo local, onde o apóstolo Paulo, em companhia de Silas, Timóteo e Lucas, chegou na segunda viagem missionária, entre os anos 50 e 53.

Os missionários de Cristo

Após terem pisado o solo europeu, os missionários, porém, aguardaram o sábado para encontrar os correligionários judeus em um lugar, na margem do rio.

“No sábado — narra, por exemplo, Lucas nos Atos dos Apóstolos — saímos porta afora, às margens do rio, onde supúnhamos que se fizesse oração.

Sentados, dirigimos a palavra às mulheres que se haviam reunido.

Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura, da cidade de Tiatira, adoradora de Deus nos escutava.

Como resultado, o Senhor lhe abriu o coração, depois disso, ela aderiu às palavras de Paulo”.

Supõe-se que Lídia fosse abastada e tivesse muita autoridade na família, uma vez que, por exemplo, o tecido com que trabalhava era precioso.

Seu testemunho, da mesma forma, foi suficiente para que seus familiares pedissem o batismo, e, além disso, aceitando os missionários em casa como hóspedes bem-vindos.

Os missionários de Cristo conseguiram, assim sua primeira conquista em terra europeia: Lídia

Uma mulher, protótipo e símbolo de todas as mulheres que trariam entre as paredes de seu lar a chama da fé em Cristo.

A rica comerciante, dócil à graça, antepusera os interesses do espírito aos econômicos.

Abandonou, portanto, o comércio para recolher-se com outras mulheres na proseuca (lugar de oração), junto às margens do rio Gangas.

Lídia, pela alegria trazida à sua alma pelas palavras do Apóstolo e pela graça batismal, pediu com doce insistência, ou melhor, obrigou os missionários a aceitarem a sua hospitalidade.

Dessa maneira a casa de Lídia tornou-se o primeiro centro comunitário, a primeira igreja na Europa.

Para a Igreja de Filipos, talvez também por mérito de Lídia, São Paulo, da mesma forma, teve palavras de comovente ternura, chamando, consequentemente, estes irmãos em Cristo de “caríssimos e desejadíssimos, alegria e coroa”.

Em conclusão, embora nos falte informação a respeito do culto de Santa Lídia, os sinais da sua santidade são evidentes na sua pronta resposta à graça.
Santa Lídia, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova
http://santo.cancaonova.com/santo/santa-lidia-uma-das-primeiras-santas-a-ser-venerada/

Clique aqui e veja a oração à Santa Lídia

Deixe um comentário