Missa do Crisma (Santos Óleos)

santos_oleos
Veja mais fotos clicando na imagem acima

Na manhã da quinta-feira, 28 de março, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidiu a Santa Missa do Crisma na Diocese de Petrópolis.

Este evento litúrgico, também conhecido como Missa dos Santos Óleos, reaviva a memória da instituição do sacerdócio.

Além disso, é o momento em que os óleos sagrados – do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos – são consagrados.

Em sua homilia, Dom Joel enfatizou a importância do sacerdócio.

Ao mesmo tempo, ele compartilhou uma experiência pessoal marcante, destacando que mesmo em momentos de enfermidade, o testemunho de Cristo é possível.

Ele relatou, então, um episódio vivenciado na UTI de um hospital.

“…uma senhora reconheceu sua condição sacerdotal e solicitou suas orações, mostrando que o serviço sacerdotal transcende as circunstâncias adversas”.

Após a reflexão, todos os padres presentes renovaram seu compromisso de obediência ao bispo diocesano, reafirmando os votos feitos no dia de suas ordenações.

Em seguida, Dom Joel abençoou os óleos santos, destacando sua importância como instrumentos para cuidar do rebanho em todas as fases da vida espiritual.

Imediatamente, após a bênção, os Santos Óleos foram conduzidos por três diáconos e, ao final da celebração, foram distribuídos às paróquias.

Esse trabalho de envasamento é uma tarefa realizada com zelo, carinho e respeito pela Equipe Vocacional Paroquial São Pedro de Alcântara, coordenada pelo casal Carlos Roberto de Oliveira e Maria Fátima das Neves Oliveira.

Dom Joel expressou sua satisfação em celebrar junto aos padres das 49 paróquias da diocese, representando os quatro decanatos.

Por fim, ele ressaltou que a quinta-feira da Semana Santa, além de ser um momento de renovação dos votos sacerdotais, também é um dia para celebrar o sacerdócio.

Neste contexto, é importante lembrar que a missão dos padres é fundamental na vida espiritual da comunidade, e pedimos a Deus que os abençoe e os ilumine, para que possam continuar testemunhando a presença divina em nossas vidas.

Texto:Equipe PASCOM
Fotos: Alice Kulberg

Deixe um comentário