Santa Isabel da Hungria - 17/11Padroeira da Ordem Terceira Franciscana

Neste dia 17 de novembro, a Igreja celebra Santa Isabel da Hungria. Além disso, ela aproveitou sua nobreza para ajudar Cristo nos mais pobres.
Ao morrer, Santa Isabel apareceu a um homem. Então, ela disse que iria para a glória e que morria para a terra.
Filha do rei da Hungria, Isabel nasceu em 1207. Logo depois, seus pais a levaram ao castelo de Wartburg para ser educada na corte.
Na corte de Turíngia, Isabel cresceu ao lado de Luiz, futuro Landgrave. Entretanto, ela suportou incompreensões constantes por causa de sua bondade.
Seu prometido, sempre que passava pela cidade, comprava presentes para Isabel. Além disso, entregava-os com profundo respeito e sincera devoção.
Mais tarde, Luiz herdou a dignidade de Landgrave. Então, ele se casou com Isabel. Deus, consequentemente, concedeu ao casal três filhos.
Luiz nunca impediu as obras de caridade de Isabel. Contudo, à noite, segurava sua mão e pedia que descansasse dos sacrifícios.
Durante um tempo, a fome assolou aquelas terras. Nesse período, Isabel gastou seu dinheiro e distribuiu os grãos da casa para ajudar os pobres.
Essa atitude gerou críticas severas. Entretanto, Isabel construiu um hospital ao pé do monte. Além disso, alimentava inválidos com suas próprias mãos.
Ela também pagava a educação das crianças pobres. Especialmente, Isabel ajudava órfãos, mostrando compaixão e dedicação constantes.
Luiz morreu em uma cruzada, vítima da peste. Isabel sofreu intensamente. Depois, seu cunhado tomou o governo e obrigou-a a se mudar.
Posteriormente, quando seus filhos já tinham o necessário, Isabel tomou o hábito da ordem terceira de São Francisco.
Seu confessor exigia grandes sacrifícios. Por exemplo, ele pediu que Isabel despedisse criados que mais amava. Ainda assim, ela obedecia com humildade.
Isabel ajudava enfermos, vivia austeramente e trabalhava sem descanso. Finalmente, partiu para a Casa do Pai ao anoitecer de 17 de novembro de 1231.
No dia de sua morte, um irmão leigo quebrou o braço em acidente. Então, Isabel apareceu com vestidos radiantes e falou com ele.
O irmão perguntou por que ela estava tão formosa. Isabel respondeu: “Vou para a glória. Acabo de morrer para a terra. Seu braço está curado”.
Dois dias após o enterro, um monge cisterciense ajoelhou-se diante do túmulo. Ele pediu intercessão de Isabel para curar sua dor no coração.
De repente, o monge ficou completamente curado. Assim, o milagre confirmou a santidade de Isabel e fortaleceu ainda mais sua devoção entre os fiéis.
Santa Isabel da Hungria, rogai por nós!