Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 08/12

Imaculada ConceiçãoNeste dia, nós celebramos solenemente a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos, e reforçamos nossa fé com alegria.

Além disso, a Igreja de Cristo reconhece essa verdade há séculos, pois muitos padres e doutores orientais exaltaram Maria com títulos como cheia de graça e lírio da inocência.

Do mesmo modo, eles afirmaram que Maria, Mãe de Deus, possuía pureza superior aos anjos, e, consequentemente, inspirava devoção profunda em todos os fiéis.

Entretanto, a Igreja ocidental, que sempre demonstrou grande amor pela Santíssima Virgem, enfrentou dificuldades para aceitar plenamente o mistério da Imaculada Conceição.

Por isso, em 1304, o Papa Bento XI convocou na Universidade de Paris uma assembleia de doutores eminentes em Teologia para resolver questões sobre esse mistério.

Logo depois, o franciscano João Duns Escoto solucionou a dificuldade, mostrando que Deus preservou Maria do pecado original porque ela seria a Mãe do Salvador.

Assim, ele explicou que a Onipotência divina podia antecipar os frutos da redenção de Cristo, e, portanto, Deus realmente concedeu essa graça especial à Virgem.

Pouco tempo depois, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, concebida no seio de Sant’Ana, entrou oficialmente no calendário romano e fortaleceu a devoção popular.

Além disso, em 1830, a própria Virgem apareceu a Santa Catarina Labouré e pediu a cunhagem de uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós”.

Posteriormente, em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou através da bula Ineffabilis Deus o dogma: “Maria isenta do pecado original”.

Finalmente, em 1858, Nossa Senhora confirmou em Lourdes essa definição dogmática, dizendo a Santa Bernadette e a todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova
http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-da-imaculada-conceicao/

Clique aqui e veja a oração à Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Deixe um comentário