Noite histórica na Catedral São Pedro de Alcântara!

Na quarta-feira, 26 de novembro de 2025, celebramos às 19h uma solene homenagem ao centenário da Catedral, portanto vivemos uma noite marcada por tradição, memória e emoção.

Além disso, tivemos a honra de receber representantes das Academias de Petrópolis, fortalecendo ainda mais o prestígio do evento e ampliando sua relevância cultural.

O Instituto Histórico de Petrópolis contou com a presença da Profª Elisabeth Maller, enquanto a Academia Petropolitana de Letras foi representada pelo Prof. Dr. Cléber Francisco Alves.

Logo depois, a Academia Petropolitana de Educação destacou-se com a participação da Profª Drª Fabiana Kloh, e, em seguida, a Academia Brasileira de Poesia trouxe a Sra. Vera Bade.

Finalmente, a Academia Petropolitana de Letras Jurídicas marcou presença com o Dr. Fernando Costa, reforçando a diversidade intelectual que engrandeceu a celebração.

O Dr. Fernando conduziu a sessão com firmeza e, ao mesmo tempo, o Pe. Thomas Andrade Gimenes Dias presidiu e apresentou uma belíssima reflexão sobre Monsenhor Theodoro da Silva Rocha.

Essa reflexão destacou a figura essencial do Monsenhor na história da Catedral, além disso inspirou todos os presentes com palavras de profunda espiritualidade e memória.

Cada representante das academias compartilhou palavras ricas e profundas, tornando a noite ainda mais especial e, consequentemente, fortalecendo o sentido de unidade cultural.

Para iluminar a celebração, o organista Marco Aurélio Lischt emocionou o público com duas peças musicais inesquecíveis, e, além disso, elevou o espírito coletivo da assembleia.

Encerrando o momento, o Pe. Alexandre Sobral Arosa convidou todos a refletirem sobre o valor de partilhar experiências vividas e aprendidas, preservando e transmitindo o legado.

Assim, a noite entrou para a memória e, igualmente, permaneceu no coração de cada participante, consolidando um marco histórico e espiritual para gerações futuras.

Texto: Equipe PASCOM
Fotos: Alice Kulberg e Carlos Gomes