Dom Gregório Paixão – 5º Bispo de Petrópolis
(2012 – 2023)

Dom Gregório Paixão, OSB nasceu a 03 de novembro de 1964, em Aracaju, no estado de Sergipe.

Ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, e lá desempenhou inúmeros ofícios, dentre os quais o de bibliotecário, mestre de coro, organista, mestre de noviços, ecônomo, arquivista, diretor do Colégio e da Faculdade de São Bento da Bahia, e prior.

Em 1987 foi para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro cursar Filosofia e Teologia, na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, de Roma.

Dom Gregório é doutor em Antropologia pela Universidade de Amsterdã, na Holanda.

Em 1987 fez sua Profissão Solene na Ordem de São Bento. Foi ordenado sacerdote em 21 de março de 1993. No dia 07 de junho de 2006, Sua Santidade o Papa Bento XVI o nomeou Bispo Titular de Fico, na Mauritânia, e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Recebeu a ordenação episcopal no dia 29 de julho do mesmo ano, tendo como ordenante principal Dom Geraldo Majella Agnelo, então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Escolheu como lema episcopal “Parare Vias Domini” (Preparar os caminhos do Senhor).

Em 10 de outubro de 2012, o Santo Padre o elegeu para assumir a Diocese de Petrópolis, que há cerca de dez meses encontrava-se vaga, ante a transferência do então Bispo Diocesano Dom Filippo Santoro, administrada, nesse período, pelo Revmo. Mons. Paulo Daher.

Ao tomar posse também tornou-se Grão-Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis, e atualmente preside a Comissão Episcopal da Campanha de Evangelização da CNBB.

É membro efetivo do Conselho para a Implantação do Tratado Brasil-Santa Sé, e também da Comissão Episcopal Pastoral Especial para os Bens Culturais da Igreja no Brasil.

Aos 22 de novembro de 2012 recebeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e, aos 15 de março de 2013, recebeu o título de Cidadão Honorário de Petrópolis.

Em 11 de maio de 2014 foi agraciado com a Medalha Koeller, no grau Cruz de Distinção e, aos 18 de março de 2016, com a Medalha Koeller, no grau Cruz de Mérito, concedidas pela Câmara Municipal de Petrópolis.

Foi eleito, em setembro de 2015, Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Desde 2014 é Associado Titular do Instituto Histórico de Petrópolis e, desde 2019, da Academia Petropolitana de Letras.

Nomeação como Arcebispo de Fortaleza

Em 11/10/2023, o Papa Francisco nomeou, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB, como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, substituindo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que completou 75 anos e teve seu pedido de renúncia aceito pelo Sumo Pontífice.

“Recebi a notícia com surpresa e alegria, quando me foi transmitida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.”

Comentou o novo arcebispo de Fortaleza.

Com sua nomeação para Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, continuou exercendo seu ofício como Bispo de Petrópolis, até sua posse na Arquidiocese, que aconteceu no dia 15/12/2023, às 19h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A missa de despedida da Diocese de Petrópolis, foi celebrada, no dia 02/12/2023, às 9 horas, na Catedral São Pedro de Alcântara.

Deixe um comentário