

Dom Filippo Santoro
4º Bispo de Petrópolis
(2004-2011)
Dom Filippo Santoro nasceu em 12 de julho de 1948 na cidade de Bari, na Itália, e foi ordenado sacerdote aos 25 de maio de 1972, em sua cidade natal.
Além disso, graduou-se em Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão, e também em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
A convite de Dom Eugênio de Araújo Cardeal Sales, em 1984, portanto, veio para o Rio de Janeiro para implementar o movimento “Comunhão e Libertação”.
Fundado na Itália em 1954 por Dom Luigi Giussani.
Posteriormente, em 10 de abril de 1996, o Santo Padre São João Paulo II o nomeou Bispo Titular da Tuscânia e Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Consequentemente, recebeu a ordenação episcopal aos 29 de junho de 1996, na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, tendo como ordenante principal o Cardeal Sales.
Por essa razão, escolheu o lema episcopal “Verbum Caro Factum” (O Verbo se fez Carne).
Em seguida, aos 12 de maio de 2004, o Santo Padre o nomeou Bispo de Petrópolis.
Assim, tomou posse aos 11 de julho do mesmo ano. Mais tarde, em 21 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI o transferiu para a Arquidiocese de Taranto, na Itália.
Ainda assim, conduziu a nossa Diocese, como Administrador Apostólico, até o dia 05 de janeiro de 2012, quando, enfim, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Taranto.
Com a Sé Vacante, por conseguinte, o Colégio dos Consultores elegeu como Administrador Diocesano o Revmo. Mons. Paulo Elias Daher Chédier, até então Vigário Geral da Diocese.