Como um santo espanhol
se tornou padroeiro do Brasil?

Em 1826, o Papa Leão XII havia declarado padroeiro do país São Pedro de Alcântara, santo que é celebrado no dia 19 de outubro.

Com um decreto do Papa Pio XI, de 1930, Nossa Senhora Aparecida se tornou padroeira do Brasil.

A declaração da nova padroeira do país não anulou o decreto de 1826.

Sendo assim, o patronato de São Pedro de Alcântara sobre o Brasil segue vigente até hoje.

Conforme explicou Padre Paulo Ricardo em um vídeo por ocasião desta data em 2017,

“o decreto de Pio XI não anula o decreto de Leão XII, porque uma coisa é uma padroeira principal do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e outra coisa é o padroeiro”.

Um frade espanhol, Pedro de Alcântara viveu “em meio à decadência moral e espiritual de sua época”, ressaltou por sua fez Padre Adenilson Silva Ferreira, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), cidade fundada por Dom Pedro II, que também tem o santo como padroeiro.

Entretanto, ressaltou o sacerdote,

“mesmo neste ambiente, abraçou o ideal de Santidade numa vida marcada por intensa experiência de oração, humildade, penitência e ardente caridade”.

“Sacerdote zeloso, pastor de almas, dedicava-se à pregação e impressionava a todos com seu eloquente testemunho”, acrescentou.

Logo se tornou muito conhecido por seu exímio dom para a pregação, a qual gerou muitas conversões.

Foi então que recebeu o pedido do rei de Portugal, Dom João III, chamado “o Piedoso”, para que fosse seu confessor.

Em seu vídeo, Pe . Paulo Ricardo assinala que “São Pedro de Alcântara foi um santo de um amor a Deus extraordinário, de pobreza imensa, de vida de penitência”, o que fazia com que sua pregação tocasse “os corações pelo entranhado amor por Deus”.

Foi assim que a pregação deste frade fez “com que vários infantes, príncipes e princesas de Portugal assumissem uma vida de penitência, alguns fizessem voto de castidade, muita gente se converteu”.

Em outro vídeo de 2016, o sacerdote ressaltou como o santo, “com toda a sua ascese, com toda a sua pobreza, conseguiu converter e abalar a corte de Portugal.

Ou seja, inúmeros nobres portugueses deixavam a vida mundana para serem celibatários e abraçarem a pobreza”.

São Pedro de Alcântara faleceu em 1562, foi beatificado por Gregório XV em 1622 e, canonizado por Clemente IX, em 1669.

Assim, tornou-se o santo de devoção da Família Real Portuguesa e seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo daqueles que viriam a se tornar imperadores do Brasil – Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Mais tarde, em 1826, o Papa Leão XII, atendendo a uma solicitação de Dom Pedro I, decretou São Pedro de Alcântara como padroeiro do Brasil.

O Pontífice, então, explicou Pe. Adenilson Ferreira, “permitiu que sua festa fosse celebrada, conforme os costumes da época, com ofício e missa, com rito de primeira classe no dia 19 de outubro”.

“Por isso – acrescentou o sacerdote –, na fase difícil da história em que vivemos em nosso país, penso ser muito oportuno recorrer a sua intercessão.

Sua austeridade denuncia a instabilidade deste mundo marcado pela ganância e pela corrupção.

Sua profunda ligação com o Mistério condena o materialismo da sociedade atual”.

Fonte: ACI Digital
https://www.acidigital.com/noticias/como-um-santo-espanhol-se-tornou-padroeiro-do-brasil-12971

Deixe um comentário