Santa Gertrudes - 16/11

Santa Gertrudes

Neste dia 16 de novembro, é celebrada a festa de Santa Gertrudes, vidente do Sagrado Coração de Jesus e considerada padroeira das pessoas místicas.

Santa Gertrudes nasceu em 6 de janeiro de 1256, na Alemanha.

Aos cinco anos, foi enviada, então, para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde, a princípio, sua irmã Santa Matilde foi abadessa e sua professora.

Com o tempo, tomou o hábito e se tornou amiga de Santa Matilde de Hackeborn, que, naquela época, também tinha uma devoção especial ao Coração de Jesus.

Muitos séculos antes de Cristo aparecer a Santa Margarida Maria Alacoque, porém, Gertrudes teve experiências místicas do Sagrado Coração de Jesus.

A Igreja chama de místicas, as pessoas que se dedicam a lidar diretamente com Deus, ou seja, por meio de orações fervorosas e, assim, recebem do Senhor mensagens e revelações.

Em sua vida cotidiana, a Santa praticava, acima de tudo, a comunhão frequente e tinha muita devoção a São José.

Conta-se, no entanto, que em duas visões diferentes, reclinou a cabeça sobre o peito de Jesus e ouviu as batidas de seu coração.

Em uma ocasião, a Santa perguntou ao Apóstolo São João, aquele, que recostou sua cabeça junto ao coração do Senhor na Última Ceia, por que não tinha escrito nada sobre o Coração de Jesus, por exemplo.

O evangelista, então, lhe explicou que a revelação do Sagrado Coração de Jesus estava reservada para tempos posteriores, quando o mundo na frieza necessitaria ser reavivado no amor.

São atribuídos à esta Santa, cinco livros que formam o “Arauto da amorosa bondade de Deus”, que são comumente chamados de “Revelações de Santa Gertrudes”.

O primeiro, foi escrito por amigos íntimos da santa, o segundo, ela mesma o fez, e os demais, foram compostos com sua direção.

Neles, fala de suas experiências místicas e ensina que “a adversidade é a aliança espiritual que sela os esponsais com Deus”. Também são atribuídas a ela orações do século XVII, embora não sejam dela.

Santa Gertrudes. padeceu por dez anos penosas enfermidades.

Por fim, partiu para a Casa do Pai em 17 de novembro de 1301 ou 1302.

Posteriormente, Clemente XII mandou que sua festa fosse celebrada em toda a Igreja Católica.
Santa Gertrudes, rogai por nós!

Fonte: ACI Digital
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-gertrudes-padroeira-das-pessoas-misticas-39043

Clique aqui e veja a oração à Santa Gertrudes

Deixe um comentário