Sexta 19 Abril 2019

EAC: Uma Longa História

Olá! Meu nome é Beatriz Vilardo, Fiz o primeiro EAC da Catedral e hoje vou contar um pouco dessa nossa trajetória.

Diferente das histórias anteriormente publicadas, a minha história com o EAC começa do zero. Do zero porque era não só o primeiro grupo de adolescentes da Catedral, mas o primeiro encontro para essa faixa etária, de forma que não tinha nem equipe própria, nem experiência. E, para completar, eu nunca tinha feito nenhum retiro religioso.

Mas para contar a minha história com o EAC, preciso voltar em 2008, pois ela começa com a entrada dos meus pais no ECC. Depois de anos sendo convidados para o Encontro de Casais com Cristo, eles finalmente aceitaram fazê-lo. Desde então, nossa família começou a frequentar as missas, festivais e almoços da Catedral - na época, tendo o padre JAC como pároco.

Pouco tempo depois, a paróquia ganhou o padre Brandão como vigário, e com ele o desejo de trabalhar com adolescentes. Na época, ela contava com um grupo de jovens, que eu via em um ou outro festival.

Foi em 2010 que fui convidada para fazer o 1º Encontro de Adolescentes com Cristo. Seria legal começar a participar de um grupo no mesmo ambiente que os meus pais frequentavam. Como era muito tímida, chamei algumas amigas para irem comigo.
Chegando na casa, éramos bem menos numerosos que a equipe – somente treze encontristas, divididos em dois times. Ali encontrei alguns rostos conhecidos de festivais e jantares que tinham na Catedral.

O encontro logo acabou e fomos convidados a perseverar aos domingos. Como éramos um grupo pequeno, o entrosamento aconteceu mais naturalmente, e deixamos de nos reunir apenas aos domingos. Vira e mexe, íamos à casa de alguém ou saíamos juntos só para estar em contato uns com os outros.

O ano foi passando e começamos a ser preparados para trabalhar no II EAC, que aconteceu em 2011. Dessa vez, o número de encontristas foi bem maior: 40 no total! Em 2012 foi a vez dos novos EACanos entrarem na equipe do III EAC, que contou com 32 adolescentes. O ciclo assim foi se renovando e o EAC crescendo e se tornando uma família mais numerosa – como costumávamos nos chamar. Em cada um dos encontros, os adolescentes eram convidados a viver o estilo de vida EAC, que contava com 3 carismas: alegria, oração e união.
Acontecendo sempre uma vez ao ano, os EACs seguintes contaram com a presença de 49, 35, 22 e 43 encontristas, nos anos de 2013 a 2016, respectivamente.

Depois de alguns momentos de oscilação, mudanças de pároco e vigário e participações em diferentes festivais e encontros, o grupo conta com uma equipe renovada – afinal de contas, com sete anos de existência, os adolescentes daquela época já não se enquadram mais nessa faixa etária.

Sou eternamente grata a esse grupo que iniciou a minha caminhada e perseverança na igreja, por ter me dado tantos amigos, que levarei para sempre em minha vida, e por ter me convidado a viver um novo estilo de vida. O EAC tem e sempre terá um espaço em meu coração.

Beatriz Vilardo
1º EAC Catedral
1º JoAM Catedral

HOME -Bispo Diocesano  -  Palavra do Pároco  -  Blog da Catedral  -  Catequese  -  E.C.C.  -  Formação e Meditação - Jornal da Catedral  -  Links Úteis  -  Liturgia Diária  -  Mensagens do Papa  -  Movimentos  -  Notícias da Paróquia  -  Orações  -  Pastorais  -  Santo do dia  -  Secretaria  -  O Pároco

COMUNIDADES - Nossa Senhora do Carmo  -  Nossa Senhora das Graças

NOSSOS PARCEIROS
Laboratório de Corrêas

Copyright © 2017 - Paróquia da Catedral de São Pedro de Alcântara.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Catedral São Pedro de Alcântara
Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro
Petrópolis - RJ      CEP: 25685-300
Telefone: (24) 2242-4300  (24) 2246-1223