Quarta 26 Junho 2019

Pastoral dos Noivos

Encontro de Noivos

Hélio Ricardo Perreira da Silva e
Michele Correa Soares da Silva - ECC

O encontro de noivos integra a Pastoral Familiar e tem como principal objetivo ressaltar a importância de Deus na vida do Casal.
Geralmente, quando um homem e uma mulher resolvem unir-se em matrimônio, as primeiras preocupações são a festa, o vestido da noiva, a escolha dos padrinhos e da igreja. Contudo, um importante aspecto deve merecer também especial atenção dos futuros cônjuges: o encontro de noivos.  
As experiências vividas neste espaço reservado à reflexão da vida a dois na presença de Deus dão conta de que ao contrário do que alguns pensam, não se trata de mero cumprimento de uma exigência da Igreja, mas uma importante pausa para se valorizar o momento do casal, a participação de Deus na vida dele e o amor que une duas pessoas numa escolha que deve ser para sempre.
No encontro, são abordados temas variados como por exemplo:

“O conhecimento de si mesmo e do outro”  que trabalha aspectos de como conhecer-se bem, aceitar-se, aceitar o outro, cultivar as virtudes e trabalhar os defeitos.

“Amor Conjugal” que trata do  Sentimento, da decisão de amar e os componentes do amor conjugal.

“A celebração litúrgica do Sacramento”, tema que valoriza a celebração do matrimônio, as leituras, orações e cantos, rito sacramental do matrimônio, benção e entrega das alianças.

“O diálogo”, assunto fundamental nos dias de hoje, debatendo sobre como  comunicar-se, revelar nossas necessidades, os sentimentos, a diferença entre escutar e ouvir e a oração do casal.

“O Sacramento do Matrimônio” sob seu aspecto jurídico e canônico, explicando pontos como o que não é sacramento do matrimônio,  definição  do sacramento, conteúdos essenciais do matrimônio,  suas finalidades, direitos e deveres, matrimônios nulos e  impedimentos.

“A sexualidade humana e o planejamento familiar” sobre a harmonia das relações sexuais, as fases do ato conjugal, fecundidade e esterilidade, apresentação do Método Billings, experiência do casal, a Igreja e os métodos naturais, aspectos negativos de alguns métodos artificiais.  

Em algumas palestras há testemunho de vida de casais sobre suas experiências, dificuldades, alegrias, conquistas e muitas vezes o participante vê naqueles casais fatos que presenciaram em suas próprias famílias,  gerando uma sinergia do participante com o palestrante.

HOME -Bispo Diocesano  -  Palavra do Pároco  -  Blog da Catedral  -  Catequese  -  E.C.C.  -  Formação e Meditação - Jornal da Catedral  -  Links Úteis  -  Liturgia Diária  -  Mensagens do Papa  -  Movimentos  -  Notícias da Paróquia  -  Orações  -  Pastorais  -  Santo do dia  -  Secretaria  -  O Pároco

COMUNIDADES - Nossa Senhora do Carmo  -  Nossa Senhora das Graças

NOSSOS PARCEIROS
Laboratório de Corrêas

Copyright © 2017 - Paróquia da Catedral de São Pedro de Alcântara.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Catedral São Pedro de Alcântara
Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro
Petrópolis - RJ      CEP: 25685-300
Telefone: (24) 2242-4300  (24) 2246-1223